Chinese Bridge

O Chinese Bridge é um concurso de proficiência em língua chinesa, de âmbito mundial, realizado desde 2001 pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira – Hanban. O objetivo é estimular estudantes de diversos países a aprender chinês e desenvolver competências na língua e na cultura chinesa. Os estudantes estrangeiros premiados com os primeiros lugares na etapa final do concurso recebem bolsas de estudo em universidades chinesas de renome.

Quem pode participar?
Os participantes devem ter até 30 anos de idade, não podem ser de nacionalidade chinesa e não podem ter tido educação formal regular (colégios ou universidades) em nenhuma instituição de ensino na China. Isso não se aplica a cursos livres ou de idiomas.

Como funciona?
Após selecionado no Instituto Confúcio de sua universidade, o estudante participará de uma etapa preliminar com concorrentes de todos os Institutos brasileiros. Esta etapa preliminar de seleção tem sido realizada, nos anos passados, no Instituto Confúcio da UNESP em São Paulo. Os melhores colocados nesta etapa são levados à etapa final do concurso na China, com todas as despesas de passagem e hospedagem pagas.

Quando e onde acontecerão o concurso preliminar e o final?
O local e datas do concurso preliminar e da etapa final são definidos a cada ano. Nos últimos anos, a etapa brasileira vem acontecendo em maio na sede do Instituto Confúcio da UNESP, localizado na Praça da Sé, 108 - São Paulo, SP. A etapa final do Concurso Chinese Bridge costuma ser realizada no mês de julho na cidade de Pequim.

Qual é o conteúdo das provas?
As provas, tanto na avaliação preliminar, quanto na etapa final do concurso, são compostas dos seguintes temas:

  • competências linguísticas e de letramento em língua chinesa
  • conhecimento da China no contexto mundial atual e cultura chinesa.

A competição abrange diferentes seções:

  • apresentação individual dos candidatos
  • avaliação de conhecimentos linguísticos através de questões apresentadas aos candidatos
  • leitura e compreensão de texto literário ou formal
  • show de talentos em que o candidato deverá apresentar-se em performance artística (que pode ser uma declamação, uma dança, um apresentação de tai-shi ou outras mostras artísticas)
  • discurso sobre um tópico definido dentro do tema da competição do ano em curso. Em 2012, o tema foi “Meu Sonho Chinês”.

Como devo obter maiores informações?
Maiores informações a respeito do concurso podem ser obtidas no site oficial do comitê organizador do evento, no endereço www.chinesebridge.org, ou na secretaria do Instituto Confucius da PUC-Rio.