Vice-Ministra de Educação da China assiste aulas de chinês na PUC-Rio

A PUC-Rio recebeu no dia 26 de abril a visita da Vice-Ministra do Ministério da Educação da China, Professora Li Weihong. Acompanharam a Vice-Ministra outros sete educadores, de diversos departamentos do Ministério. O objetivo da visita foi estreitar os laços educacionais entre China e Brasil, através das ações de instituições universitárias. A delegação havia se encontrado com representantes do Ministério da Educação brasileiro em Brasília e com alguns professores em São Paulo. No Rio, a PUC-Rio teve o privilégio de sediar o único compromisso acadêmico da delegação.

Fizeram parte da delegação as seguintes autoridades do Ministério da Educação da China: Senhores Mr. Yao Xishuang e Mr. Liu Mingjian, Diretor e Vice-Diretor do Instituto de Língua e Caractéres Chineses; Sra. Tian Lixin, Vice-Diretora de Divisão de Gestão da Informação de Língua e Caractéres Chineses; Sra. Jiang Qi, Pesquisadora; Sr. Chen Yue, Diretor de Relações Internacionais; Sra. Guan Xin, Gerente de Projetos de Cooperação e Comunicação Internacional. Acompanhou a delegação como intérprete e representante do ensino de português na China, o Sr. Ye Zhiliang, professor de Português da Beijing Foreign Studies University.

A delegação chegou ao campus da PUC às 10:00 e foi recepcionada pelo Vice-Reitor, Pe. Francisco Ivern, e por outros representantes de diferentes escalões da PUC, dentre eles o Prof. Karl Erik Schøllhammer, Diretor do Departamento de Letras e a Profa. Sílvia Becher, Diretora do Instituto Confucius da PUC-Rio. Também estiveram presentes a esse encontro, a Sra. Chen Xiaoling, Cônsul Geral da China no Rio de Janeiro e a Professora Qiao Jianzhen, Diretora Chinesa do Instituto Confucius da PUC.

No encontro na Reitoria, a Sra. Vice-Ministra comentou as políticas atuais do governo chinês em relação ao ensino de mandarim como língua estrangeira e as preocupações governamentais com a preservação das línguas minoritárias. O Vice-Reitor agradeceu a visita de tão ilustre delegação e ressaltou a importância das línguas como veículo para a compreensão e colaboração entre os povos. Enfatizou ainda o desenvolvimento do Instituto Confucius da PUC e a receptividade dos alunos da graduação e pós aos novos oferecimentos de cursos de mandarim. A Sra Cônsul Geral salientou o papel do Instituto na divulgação da cultura e língua chinesa no Rio de Janeiro e comentou a parceria já estabelecida entre o consulado e o Instituto.

Após breve troca de presentes na Reitoria, a delegação rumou ao prédio Leme para visitar uma sala onde uma turma de Chinês I estava em aula. Impressionados com o entusiasmo dos alunos brasileiros e a desenvoltura com que se comunicavam em mandarim, mesmo sendo alunos de nível básico, a Vice-Ministra os encorajou a prosseguirem em seus estudos de língua e cultura chinesa e buscarem oportunidades de contato com o povo chinês.

A última parada na PUC foi a visita à sede do Instituto Confucius da PUC-Rio, localizado no prédio São Marcelo, na Estrada da Gávea, a cinco minutos do campus principal. Ao chegar, a delegação foi recepcionada com um curto show de samba, por passistas e instrumentistas da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha. Depois da apresentação animada dos componentes do grupo de samba, os professores ouviram a Profa. Sílvia Becher, Diretora do Instituto Confucius, apresentar a breve história do Instituto, os empreendimentos já realizados e os planejados para o ano de 2012. A delegação parabenizou a equipe do Instituto pelos resultados já alcançados e pela instalação tão bonita. Também se surpreendeu com o ‘pão de acúcar’ de livros chineses que foi montado para a visita ilustre.

Ao meio-dia, a delegação se despediu da PUC. A visita foi considerada um marco no processo de desenvolvimento do ensino de mandarim no Brasil e uma grande honra para o Instituto Confucius da PUC-Rio, único do Brasil que teve o privilégio de receber a delegação.