Bolsas De Estudos 2017


    Com o objetivo de treinar professores qualificados de língua chinesa e divulgar a cultura chinesa, a Matriz do Instituto Confúcio (Hanban) oferece o programa de Bolsa de Estudo de 2017 para alunos, estudiosos e professores de língua chinesa estudarem nas universidades chinesas (instituições que recebem os estudantes bolsistas), por intermédio dos Institutos Confúcio (incluindo Salas do Instituto Confúcio) e alguns locais de aplicação do Exame de Proficiência em Língua Chinesa HSK (instituições que recomendam os estudantes bolsistas).
     
    Quais são os requisitos básicos?
    1)  nacionalidade brasileira;
    2)  Ter idade entre 18 e 35 anos (para professores de língua chinesa, ter até 45 anos, desde que seja devidamente comprovado por documento oficial; para candidatos à bolsa de graduação, ter até 20 anos)
    3)  Ter comprovante de saúde oferecida pelo hospital ou clinica;
    4)  Ser aprovado no processo seletivo da universidade chinesa no site de Hanban;
    5)  Atender aos requisitos individuais do tipo de bolsa, mencionados especificamente em cada item abaixo.
     
    Quais são os tipos de bolsa oferecidos para o período letivo 2017?
    1)  Bolsa de estudos de dois anos para Mestrado em Ensino de Língua Chinesa para Estrangeiros;
    2)  Bolsa de estudos de quatro anos para Graduação em Ensino de Língua Chinesa para estrangeiros;
    3)  Bolsa de estudos de um ano para aprendizado da língua chinesa;
    4)  Bolsa de estudos de um semestre;
    5)  Bolsa de estudos de um mês.
     
    Quais são os pré-requisitos para solicitar as bolsas?
    1) A quem se destina a Bolsa de dois anos para Mestrado em Ensino de Língua Chinesa para Estrangeiros?
    • Os candidatos devem ter pontuação acima de 210 no HSK Nível 5 e ser qualificado em HSKK Intermediário para solicitar bolsa integral;
    • Os candidatos devem ter pontuação acima de 180 no HSK Nível 5 e ser qualificado em HSKK Intermediário para solicitar bolsa parcial (não cobre a ajuda de custo financeira mensal).
    IIMPORTANTE: Será dada prioridade aos candidatos que fornecerem termo autenticado que comprove experiência de trabalho em instituição de ensino. Os estudantes deverão iniciar o curso na universidade chinesa em setembro de 2017.

    2) A quem se destina a Bolsa de quatro anos para Graduação em Ensino de Língua Chinesa para Estrangeiros?
    • Os candidatos devem ter pontuação acima de 210 no HSK Nível 4 e ser qualificado em HSKK Intermediário para solicitar bolsa integral;
    • Os candidatos devem ter pontuação acima de 180 no HSK Nível 4 e ser qualificado em HSKK Intermediário para solicitar bolsa incompleta.
    IMPORTANTE: Será dada prioridade aos alunos matriculados no Instituto Confúcio (Sala do Instituto Confúcio). Os estudantes deverão iniciar o curso na universidade chinesa em setembro de 2017.

    3) A quem se destina a Bolsa de um ano para o aprendizado de língua chinesa? • Os candidatos que são atualmente professores de língua chinesa, ou estudantes de área relacionada à língua chinesa e pretendem cursar Mestrado em Ensino de Língua Chinesa para Estrangeiros. Devem ter pontuação acima de 270 no HSK Nível 3 e certificado de HSKK (com o objetivo de obter pontuação acima de 180 no HSK nível 5) para solicitar bolsa integral. Serão oferecidas para este tipo de bolsa as disciplinas do curso em Ensino de Língua Chinesa para Estrangeiros.
    • Os candidatos que têm interesse em trabalhar na área de tradução de língua chinesa ou pesquisa em língua chinesa, devem ter pontuação acima de 180 no HSK Nível 4 e ser qualificado em HSKK Intermediário. Serão distribuídas bolsas integrais ou parciais de acordo com a nacionalidade, a data de inscrição e o nível de língua chinesa dos candidatos. Serão oferecidos para este tipo de bolsa curso de Língua e Literatura Chinesa, História da China ou Filosofia Chinesa.
    IMPORTANTE: Os alunos que ainda estudam na China depois da data de 01/01/2017 não poderão solicitar este tipo de bolsa. A ajuda de custo financeira da bolsa de estudos limita-se a 11 meses. Os estudantes deverão iniciar o curso na universidade chinesa em setembro de 2017.

    A quem se destina a Bolsa de estudo de um semestre?
    • Os candidatos que são atualmente professores de língua chinesa, os estudantes matriculados no Instituto Confúcio (Sala do Instituto Confúcio), ou estudantes de área relacionada à língua chinesa e que pretendem cursar Graduação em Ensino de Língua Chinesa para Estrangeiros, devem ter pontuação acima de 210 no HSK Nível 3 e certificado de HSKK para solicitar bolsa integral. Serão oferecidas para este tipo de bolsa as disciplinas do curso de Ensino de Língua Chinesa para Estrangeiros.
    • Os candidatos com interesse na divulgação da cultura chinesa e com conhecimentos relativos, devem ter certificado de HSK. Será oferecida bolsa integral e cursos de Medicina Chinesa e Taichi.
    • Os candidatos que são alunos ou estudiosos de área relacionada à língua chinesa, devem ter pontuação acima de 210 no HSK Nível 3 e certificado de HSKK. Serão distribuídas bolsas integrais ou parciais de acordo com a nacionalidade, a data de inscrição e o nível de língua chinesa dos candidatos. Serão oferecidos cursos de Língua e Literatura Chinesa, História da China ou Filosofia Chinesa.
    IMPORTANTE: Pessoas que já tiveram experiência de estudo na China não poderão solicitar este tipo de bolsa de estudos. Os estudantes deverão iniciar o curso na universidade chinesa em setembro de 2017 ou março de 2018. A ajuda de custo financeira da bolsa de estudos limita-se a 5 meses

    A quem se destina a Bolsa de estudo de um mês?
    • Será oferecido aos professores de língua chinesa bolsa integral e o curso de “Ensino de Língua Chinesa para Estrangeiros”.
    • Será oferecido aos alunos e professores do Instituto Confúcio bolsa integral e os cursos de “Medicina Chinesa” e “Taichi”.
    • Será oferecido bolsa integral e curso prático de “Língua chinesa +Experiência com Família Chinesa” para alunos matriculados no Instituto Confúcio (para turmas de 10 a 15 alunos).
    IMPORTANTE: Os candidatos devem ter certificado de HSK. Pessoas que já tiveram experiência de estudo na China não poderão solicitar este tipo de bolsa de estudos. Os estudantes deverão iniciar o curso na universidade chinesa em julho ou dezembro de 2017.

    Como será feito o processo de solicitação?
    • Acesse o site cis.chinese.cn;
    • Pesquise as instituições que recomendam e as que recebem os estudantes bolsistas;
    • Submeta os documentos solicitados no site de Hanban;
    • Siga os procedimentos de inscrição e acompanhe o resultado;
    • Entre em contato com a universidade chinesa (instituição que recebe os estudantes bolsistas) para confirmar os procedimentos de solicitação da bolsa de estudos e para preparar a documentação;
    • Imprima o certificado de concessão da bolsa de estudos;
    • Apresente-se na universidade chinesa na data de início do curso.
    IMPORTANTE: A Matriz do Instituto Confúcio (Hanban) encerra o processo de avaliação da solicitação de bolsa de estudos dois meses antes do início do semestre nas universidades chinesas.  

    Como tirar demais dúvidas?
    • E-mail: scholarships@hanban.org
    • Fax (Chinês): +86-10-58595727
    IMPORTANTE:
    • O número de bolsistas selecionados dependerá do número de bolsas disponibilizadas para cada modalidade pela Matriz do Instituto Confúcio na China (Hanban).
    • Nos casos em que os critérios de seleção forem também classificatórios o critério adotado para seleção será a ordem de classificação naquele critério.
    • A Divisão de Bolsas de Estudo da matriz dos Institutos Confúcio - Hanban - detém o direito de interpretação final sobre as políticas. Portanto, em caso de dúvidas ou maiores esclarecimentos acerca dos critérios da seleção dos candidatos, favor contatá-los diretamente através do telefone informado anteriormente.

    Fonte: http://www.institutoconfucio.com.br/noticias-detalhe.asp?pgs_id_pai=9&not_id=238